domingo, fevereiro 28

Óóóóóórin!!

O filho de um amigo meu benfiquista, há uns tempos, perguntou ao pai: "Oh pai, o que é que quer dizer Óoorin?" o pai ficou sem saber muito bem o que é que o miúdo queria dizer com aquilo e só quando ele explicou que num jogo do Benfica com o Sporting se ouvia das bancadas "Óooorin", é que percebeu que era SPORTING o que ele ouvia!
Eu que sou do Benfica, se não estivesse a chover a cântaros como está, ia ali ao jardim e gritava alto e bom som "Óóóóóóórinnnn" :)

O papá está que não pode de contente!!!

Se não o podes ganhar... junta-te a ele!

Dia de Inverno. Como tal, nos intervalos da chuva conseguimos dar uns pulos no parque. Almoço em casa dos avós, lareira a bombar. Chegámos a casa e o sr. Piolho já vinha a dormir. E continua. Há scones no forno e chá na mesa...

sexta-feira, fevereiro 26

Meteorologia

Prevêm-se ventos fortes e chuva em quantidades generosas para o fim de semana. So what? Tell me something new...

quinta-feira, fevereiro 25

"Olhe, desculpe...

...tem o botão da camisa aberto..."
O que é que uma pessoa faz se, numa reunião de trabalho, uma das pessoas que se senta à nossa frente tem a camisa toda aberta ao ponto de mostrar a renda do soutien preto?...
Confesso que fiquei aflita, mas acabei por não dizer nada.

quarta-feira, fevereiro 24

Do meu pé

Estou verdadeiramente preocupada com o meu pé e o seu micro-quisto-de-4mm-que-me-tem-dado-tanto-que-fazer...
Liguei à minha médica, que também é minha amiga, a queixar-me que as dores não me largam, quase incessantemente. Ela diz que vamos acabar as sessões de fisioterapia que estão quase a terminar e que podemos experimentar umas palmilhas ajustáveis, mas que pela minha descrição, devemos ter que avançar para a cirurgia. Cirurgia! Só a palavra assusta e é motivo para me tirar o sono. Diz quem sabe (ou aparenta saber....) que é uma coisa muito simples, que é capaz até de nem ser preciso anestesia geral e que são poucos pontos. POUCOS PONTOS?!!? PON-TOS?!?!?!?
Ai valhamedeus... é só o que me ocorre pensar.

Postal dos Correios

Ontem recebemos uma encomenda muito especial. De uns amigos holandeses. O pacote trazia um envelope com um postal para nós e outro para o Vasco. O do Vasco era da filha deles que é pouco mais nova. Enviou um desenho, cheio de cores e riscos deliciosos, umas fotos dela mesma que aprendeu a andar há pouco tempo e um puzzle de madeira com um barco.
Estas coisas são maravilhosas. Ah, e umas pegas com imagens da Holanda para a nossa cozinha nova! Foi uma emoção, abrir aquilo tudo e decifrar cada mensagem. Vê-se que foi tudo pensado ao pormenor.
Agora somos nós. Pensei num galo de Barcelos, mas é capaz de ter excesso de peso :)

Senhor Inverno,

Não lhe parece suficiente?
Não acha que já é chegada altura de ir cantar para outras freguesias, lá para o Polo Norte, Polo Sul ou Polilon, mas longe aqui do nosso país à beira mar plantado?.... por favor!
É que já não se aguenta tanta chuva, tanto vento, tanto frio, tanta humidade, tanta falta de sol!!! Bolas... Hoje ouvi na rádio que há 70 anos que não havia um Inverno assim. Caramba! Já chega, não!?
Eu gosto é do Verão! (em jeito de cantiga da moda de há uns anos atrás....)
Até os senhores fisioterapeutas se lembraram de mim e da minha viagem deste fim de semana! Que se lembraram que eu ia. Que se lembraram que por lá andava no meio daquele caos. E estavam em suspense para saber se hoje apareceria. E que ficaram aliviados por me ver aparecer, meia côxa porque o raio do pé dói de novo comó caraças e isto do quisto não há meio de melhorar. Aquilo na semana passada foram as melhoras da morte.... rai's parta mais ao quisto, caramba!
Ando cansada. Estava a contar com aqueles três diazitos de férias para pôr o sono em dia e relaxar mesmo muito. Pois que não pôde ser. Paciência. Mas o acordar tem sido difícil. Por mais cedo que me deite, é quase preciso um guindaste para arrancar esta menina do meio dos lençóis quentinhos. E à noite o sono vem cada vez mais cedo. Preciso de férias. Mas não as vislumbro nos tempos mais próximos....

terça-feira, fevereiro 23

La Maleta Roja

Na próxima sexta feira tenho um jantar daqueles que, parece-me a mim, vai dar que falar. Reunem umas amigas, algumas amigas-de-amigas, jantar pré-combinado-em-que-cada-uma-leva-uma-cena, muito alcool, para quem bebe, lá está, e depois a visita de uma Senhora Vendedora de produtos diversos que fazem rir as espectadoras e supostamente, também, os maridos e namorados das espectadoras.
Estou muito curiosa com o desenvolver da coisa. Depois conto. Ou não...

segunda-feira, fevereiro 22

A tragédia na Madeira

Ainda me parece mentira que umas mini-férias marcadas antes do Natal tenham calhado precisamente no fim de semana em que a tragédia se instalou no nosso destino.... ainda engulo em seco sempre que penso que podíamos lá estar, que podíamos ter ido um dia antes ou que o avião em que seguíamos podia ter aterrado.... meu Deus... ele há coisas...

E a vocês, queridas leitoras lindas e maravilhosas, é muito bom saber que estão aí desse lado e é delicioso saber da vossa preocupação, ainda que por uma "amiga-virtual".
Muitos amigos nossos ligaram preocupados. A família deu graças por não termos aterrado a tempo.

Tenho o coração apertadinho pelas vítimas e famílias, que de uma forma ou de outra estão a sofrer com tudo o que se passou. Ainda me parece mentira.

sábado, fevereiro 20

Coração de mãe sabe...

"Senhores passageiros, fala-vos o Comandante. Estamos a sobrevoar o Funchal e o vento que se faz sentir não nos permite aterrar em segurança, pelo que vamos regressar a Lisboa até que as condições atmosféricas se alterem de forma a que a aproximação à pista seja possível..."
E três horas depois de termos levantado vôo, aterrámos novamente em Lisboa, na esperança que o tempo melhorasse e que o próximo avião fosse dali a umas horitas. Pois que o tempo não melhorou, antes piorou e o avião que nos foi prometido era só às seis da tarde, pelo que o meu sorriso rasgou quando percebi que íamos almoçar com o Sr. Piolho!
Chegados a casa dos avós, os telejornais só falavam na desgraça que estava a acontecer na Ilha da Madeira, em mortes e imensos feridos... trocámos uns olhares e decidimos na hora. Desmarcar é a solução. E em boa hora o fizémos! Cancelámos o vôo que entretanto nunca chegou a levantar, cancelámos o Hotel sem que com isso tivéssemos que pagar qualquer taxa adicional, tal era a confusão que por lá se instalou.
Voltámos a casa, sãos e salvos, com o Vasco todo contente por ter passado uma noite com a avó L.
Eu bem suspeitava que alguma coisa iria correr mal. Coisas do destino? A mim parece-me que é mais "coisa de mãe..."

O nosso fim de semana romântico foi adiado. Para uma altura em que eu me entusiasme verdadeiramente e que faça as malas, pelo menos, uns dias antes....

Não se devem ignorar os sinais, disse um dia alguém. E eu concordo.

sexta-feira, fevereiro 19

Se comprar um biquini novo em Fevereiro se puder considerar entusiasmo para as férias, então já estou entusiasmada! Já cá canta: cueca, calção, soutien e top, tudo a fazer pandã e com cheiro de ilha....
Pela primeira vez, em vésperas de ir de férias, não tenho a mala feita. Nem tão pouco a roupa separada. Só a dele. A dele está pronta e fechada desde 3ªfeira.
Ontem conversámos e explicámos-lhe que vai dormir em casa das avós, que os papás telefonam para falar com ele, que vai brincar muito e que depois os papás vêm e dão muitos beijinhos. Ficou mto sério, como que a assimilar aquela conversa parva em vez da história habitual. Depois riu-se, como quem diz "Sim, está bem, eu porto-me bem e vou divertir-me mesmo muito!"

Para ajudar, prevêm-se chuvas torrenciais e ventos de mais de 100Kms/H. Quase que desejo que não permitam que se voe a partir de hoje à noite......

quinta-feira, fevereiro 18

Sono: muito.
Revista nova para ler.
Mala: nem uma só peúga...

Lei de Murphy

Diz esta lei, entre outras coisas, que se estivermos atrasados para qualquer coisa, tudo à nossa volta nos faz ficarmos ainda mais atrasados. Ora que sim. Aconteceu hoje comigo: marquei ziliões de coisas, como habitual, para a hora-do-almoço-do-dia-em-que-não-tenho-fisioterapia. A escritura da manhã atrasou 2 (DU-AS!!!!) horas. Demorei 5 minutos para apanhar um taxi, passaram 15 (QUIN-ZE) táxis por mim, todos ocupados, apanhei todos os sinais vermelhos no caminho de volta ao escritório, o elevador onde devia descer para o parque de estacionamento parou em todos os andares do Shopping antes de me levar ao meu lugar de estacionamento, não tinha moedas para o parquímetro, o verniz que escolhi demorou muito mais a fazer os remates e havia um pêlo ou outro que teimava em não sair à primeira puxadela. Engoli uma cena qualquer no Mac Donalds e aqui estou, à espera da malta da reunião que começa daqui a 15 minutos. Uffa....

quarta-feira, fevereiro 17

Com a história da fisioterapia dia-sim-dia-não...

... tenho a leitura em dia. Três livros num mês e meio. Há muito tempo que não lia tanto em tão pouco tempo. São horas de almoço a correr, confirmo, mas dá tempo para estar, a bom rigor, de "perna estendida" e a ler. Ao menos isso!

Deve ser só impressão minha...

... mas o Sr. Piolho anda muito carente, só quer colinho, miminhos extra, adormece agarrado à mão da mamã depois de mtos beijinhos e abracinhos. Claro que eu só consigo relacionar estas atitudes com a previsão de ficar quase 3 (TRÊS!) dias sem os papás e parece que quer fazer stock de beijinhos e miminhos... (suspiro...)

terça-feira, fevereiro 16

É Carnaval, ninguém leva a mal!

É que o Mickey que tivémos cá em casa durante estes dias, recusou-se a usar as orelhas. A bem dizer, eram umas orelhas dignas de um elefante, e não propriamente de um rato! Ora pois eram! E que não! Que não queria! Só o fato e teve que ser disfarçado, entretido que estava com brinquedos enquanto o vestia para a festa da prometida S. E lá fomos, apagar a velinha. E o Rato sem orelhas. Não fraquejou. Assumidamente um Rato Mickey desorelhudo! :)

Por aqui chove que se farta. Confesso que já começo a estar verdadeiramente farta de tanta água, bolas! O papá está entretidíssimo a arrumar a casinha-futuro-estúdio, onde já só falta o chão e o tecto. Falso, pois claro. A casinha-arrumos-lavandaria está a ficar a modos que quase como eu gostaria que ela ficasse. Neste momento tem roupa estendida, ali entre o verde-manchado e o azul-amarelado porque aqui a mamã enganou-se e pôs um casaco azul mto escuro juntamente com uns turcos amarelo torrado. Claro que o resultado é uma miscelânia (isto existe?) de cores que me parece que nunca mais vão voltar ao que eram....

Bolo de café no forno. Mala aberta para darmos início à preparação oficial das micro-férias-a-dois. É isto.

segunda-feira, fevereiro 15

Contagem decrescente...

Ora bem: carro alugado, hotel confirmado, roupa lavada.
O nível de ansiedade deve andar lá no alto porque ainda não curei o herpes da semana passada e já anda aqui outro a rondar. É dos pequenos, mas já dá que falar...
Pela Ilha chove. Durante os três dias, as previsões são de chuva. Paciência. Vamos para descansar e namorar. E telefonar.....

domingo, fevereiro 14

O nosso Dia dos Namorados

Acordámos quando já passava das 8h. Não foi mau, para um Domingo. Entre os banhos, vestir, os pequenos almoços e sair, já passava das 10h30. Rumámos a um shopping para comprar uns chinelos ao Sr. Piolho porque os dele já estão quase rôtos e trouxémos também umas botas à mamã. Primeira vez nas escadas rolantes. Gargalhadinhas nervosas e contentes. E o almoço? E se fôssemos às Docas!? Almoço a três, com os meus Valentins, num restaurante calmo e com pouca gente. Agora ando por aqui a arrumar coisinhas enquanto um dos meus homens está agarrado ao berbequim na casinha-quase-estúdio e o outro dorme. Papelinho colado numa das prateleiras do frigorífico a dizer: "Queres ser o meu Valentim!?" :)

sexta-feira, fevereiro 12

E a Notária que cá veio agora recolher umas assinaturas e que trazia uns Louboutin calçados???? Acho que nunca tinha visto uns nos pés, assim tão perto. São verdadeiramente magníficos...
Acho que hoje exagerei um bocadinho no blush. Passei ali pela casa-de-banho e lembrei-me da Heidi.....
E o frio que está hoje? Bolas....

quinta-feira, fevereiro 11

O meu irmão

Eu era verdadeiramente infeliz enquanto filha única. Lembro-me de pedir aos meus pais uma irmã e de ficar desapontada quando, com dez anos, me disseram que afinal o que lá vinha era um rapaz. Fui sempre a "verdadeira irmã mais velha". Dez anos são dez anos, afinal de contas! Demo-nos sempre lindamente. Tornou-se num verdadeiro compincha e posso dizer que somos melhores amigos desde há uns... hum... 13 anos. Para mim, obviamente, há-de ser sempre o puto, o irmão mais novo que me desarrumava o quarto quando eu tinha 13 anos e que queria ir brincar para a rua quando eu tinha 15 anos e ele 5. Cresceu, é um "homem às direitas" e hoje celebra um quarto de século!!! Tem uma namorada linda. Linda Mesmo. Ela é ao género Miss Universo. Terei, portanto, uns sobrinhos "Cerelac"! Teimoso como só ele, em tantas coisas parecido com a avó R. noutras com o avô ZB. Entendemo-nos só com um olhar. Na pior fase da minha vida demonstrou estar sempre ali, para o que fosse preciso. Sai em minha defesa como um leão. Sempre. Às vezes até demais. Transformou-se num irmão-mais-velho-à-maneira. Sei que sabes que conto contigo para o que der e vier. E que o contrário se aplica também, hãm!? Que mais não seja porque és o padrinho do "ai Jesus" lá de casa.... Muitos beijinhos de PARABÉNS da mana e que haja sempre um sorriso nessa cara laroca!

quarta-feira, fevereiro 10

Das mini-férias....

Se fossem umas férias normais, daquelas que fazíamos quando éramos namorados ou das que fizémos durante a gravidez (não, espera, durante a gravidez não fomos de férias, mas isso agora também não importa nada....), se fossem dessas, a esta altura, ou seja, a quase uma semana de distância da coisa, já eu andaria a preparar as malas, a separar roupas que queria usar por lá, a escolher mala e sapatos para ir pondo dentro da maleta. Mas não. Desta vez não é mesmo assim. A quase uma semana de distância da coisa não estou minimamente entusiasmada, o papá também não ajuda nada ao meu entusiasmo, só penso nas saudades que vou sentir, do que vou choramingar pelo caminho até ao aeroporto, do que me vou lembrar dele por lá, das vezes sem conta que irei ligar a saber como está, se comeu, se dormiu, se fez cócó.... (suspiro....)

Breves

Presente comprado.
Cartório despachado.
Reunião da manhã ultra-rápida.
E o pé já não me dói há 3 dias. Essa é que é essa.
Cheia de coisas. O tempo voa e quando olho para o relógio, ou é meio dia e tenho que sair a correr ora para almoçar ora para "fisiatrar", ou então são seis da tarde e atiro-me para os 8kms de trânsito, normalmente em "Pára-arranca", com o coração cheio de saudades do Sr. Piolho que me recebe SEMPRE com um saudoso: "MAMÃ!!!!" de braços abertos! Depois a correria habitual do final do dia, de uma rotina muito bem instaurada e que eu gosto. Tudo acontece mais ou menos à mesma hora, mais coisa menos coisa. Ontem tivémos uma visita inesperada, de um daqueles amigos trintões e solteiríssimos, a quem, por certo, fez confusão jantarmos antes das oito, já com o puto de banho tomado, cantarmos uma cantiga-caseira-inventada porque ele "papou a sopa todaaaaa" e não tropeçarmos um no outro nos afazeres domésticos de final de dia. Senti que é daqueles que diz que não está preparado para estas rotinas. Assim é que eu estou bem, sem horários e ao género de beija-flor... a ver vamos, se daqui a uns tempos não o vemos de avental e a cantar qualquer cantiga caseira também :)

O Benfica lá ganhou e o duelo foi violento. Confesso que nos dias destes derbis sou um bocadinho (mas só um bocadinho...) sportinguista. Custa-me ver o papá tão triste e nem consigo festejar assim muito a vitória do meu clube....

Para hoje tenho uma reunião daqui a uma hora. Tudo preparado. Acho que o advogado que vem falar comigo é daqueles que Já-morreu-e-ninguém-o-avisou. Pela voz, diria que sim. E uma reunião que se podia fazer em 10 minutos, cheira-me que vai levar para lá de uma hora... à tarde, cartório. Uma escritura e muita chuva. Tenho que arranjar tempo para comprar o presente do tio R. que festeja amanhã 25 anos! Ena! O puto já tem um quarto de século!?

Sobre as férias... o entusiasmo que seria de esperar não existe. Em nenhum de nós. Angústia é a palavra...

terça-feira, fevereiro 9

Hoje de manhã Baby-Vasco fez a primeira birra matinal. Queria porque queria trazer a almofada com ele. E chorou como se o tivéssemos a degular. E só se calou já íamos a meio caminho para a casa da avó. E depois lá acalmou mas com aquele ar de "todos me devem e ninguém me paga..." Cheira-me que temos puto com personalidade daquela que vai dar algumas dores de cabeça aqui à mamã que teima em não perder as estribeiras e ir lá sempre com miminhos e beijinhos. A ver vamos.

segunda-feira, fevereiro 8

Sabe-se que uma empresa tem pernas para andar quando se marcam reuniões para uma determinada hora para toda a empresa estar presente, [somos uns 17] e à hora marcada estamos todos dentro da sala, de cadernos em punho, sem cara de frete.
E quando o chefe traz pastéis de Belém para a malta toda, quentinhos!?!...
(isto é capaz de fazer cócó mole....)

3347 -3

- Olá, eu sou o Golf da Teresa e sou novo por aqui! Normalmente estacionávamos lá em cima, no menos um, mas desde há duas semanas para cá, passámos a estacionar sempre aqui. Là em cima há muito movimento, sempre gente a entrar e a sair, mais luz... Isto aqui é mais escuro mas parece ser fixe na mesma! Vocês já cá estacionam há muito tempo?
- Olá, eu sou o BMW e ele é o Citroen. Sim, nós já cá andamos há alguns anos. Isto é muito calmo, já nos conhecemos bem uns aos outros, somos quase sempre os mesmos... é tão calmo que até dá para dormir uma sesta, de vez em quando! Mas tu és mais velho do que nós, não és?!
- Ah sim, muito mais velho! Aliás, esta semana atingi orgulhosamente os 294.000Kms!!! E eu sei que mais dia menos dia a minha dona me vai trocar por um mais novo, mais forte, com mais espaço... eu já estou mto cansado... mas eu vou ter saudades! Principalmente do Vasquinho que todas as manhã me dá uns pontapés deliciosos no banco da frente... por falar em cansaço, vou mas é aproveitar e dormir uma sesta porque daqui até à hora do almoço dá mais que tempo e assim sempre estou mais fresco para a correria do costume: casa da avó, fisioterapia...

sexta-feira, fevereiro 5

O fim de semana aproxima-se a passos largos e a galhofa vai ser mais que muita!
No sábado temos a NHÊ-NHÊ a dormir lá em casa e o Sr. Piolho nem vai acreditar! Ter a prima ali mesmo, à mão-de-semear, aos pés da caminha dele, toda a noite!!!!
A ver se arranjamos um programa supimpa para a manhã de Domingo! Para não-mais-esquecer :)

quinta-feira, fevereiro 4

Em 1h40m de almoço:

Manicura, pedicura, depilação, almoço em casa (onde ainda pus umas roupas nos sítios...), tratar da saúde a um maldito herpes que saltou no meu lábio de baixo e que foi resultado do stress do trânsito de hoje de manhã, por certo.
Como é que uma pessoa há-de resisitir às compras se, todos os dias, recebe sms's a informar baixas de preços! Ainda aogra acabo de receber uma a dizer que "É a última, malta! É a última baixa de preços da Lanidor! Venham daí!". Claro que não é bem isto que diz na mensagem, mas é isto que efectivamente eu leio! E como é que eu posso deixar de passar por lá, estando aqui em cima a uns míseros 30 ou 40 metros de distância, ainda que em altura!??? Não consigo.....
Estou impressionada com a minha capacidade de produção de ranho verde! Há uma semana que produzo RANHO VERDE em quantidades tais que podiam perfeitamente fornecer maquilhagem a um Shrek verdadeiro.................... bufff

quarta-feira, fevereiro 3

Ora são exactamente 22h e 33 minutos e estou prontinha para mergulhar na cama feita de lavado, com lençóis a estrear, numa cor ali entre o rosa velho e o rôxo-nosso-senhor-dos-passos. Hoje o serão acaba aqui. Papá no futebol. Piolho a dormir profundamente depois de grande galhofa aqui com a mamã para fazermos a cama, com colchão ao alto e tudo porque se é para fazer, então que se faça a valer! A máquina da loiça está pr'ali aos saltos, cheia como habitualmente, a lareira a bombar, o livro a chamar aqui a menina.
Até amanhã se Deus quiser.

Hum Hum!!

E aqui onde me vêem estou agarrada a duas torradas quentinhas, com manteiga derretida, sentada na minha secretária! Este escritório quer ver-nos a todos felizes no trabalho e por isso, vai daí, comprou uma torradeira, uma tosteira e um micro ondas para a malta usar. E pão. E manteiga. Ah e um frigorífico magnífico, daqueles que até permitem que façamos as compras à hora do almoço, com direito a congelados e tuditudo!
Isto sim, é um luxo!

Borboletas transmontanas!

Transmontanas porque a F. e o I. da nossa história são, coincidentemente, os dois, de Trás os Montes!
Ora então que no fim de semana passado os nossos futuros pombinhos jantaram juntos. Soube por um passarinho que o jantar foi animadíssimo, que se fartaram de conversar, que ele ficou, como seria de esperar, perdidamente apaixonado pela nossa bela F. e ela anda muito entusiasmada também!
Sei que há leitoras curiosas nos desenvolvimentos desta história fabulosa e, melhor ainda, sei que os protagonistas lêem o blog e que sorriem quando o fazem....
Diz-se por aí que os conselhos valem o que valem, mas: amiga F., não penses muito e confia nas Borboletas. Elas têm muita experiência e sabem avaliar se vale a pena ir em frente... se as tens dentro da tua barriguinha, acredita que a vossa história tem futuro. Que mais não seja por andar aqui escarrapachada no Blog da malta!
Sei também que se vão reencontrar em breve. F.! Tu capricha! Boa sorte, vá!
Amigo I., só pelo facto de ter descoberto "O Blog da Teresa" já me parece ser boa pessoa e digno de fazer saltar borboletas... vá, capriche também e trate de conquistar a nossa Pocahontas porque ela merece! Ela e eu, que à vossa conta aumentei o número de leitores! Essa é que é essa!

terça-feira, fevereiro 2

Em breve, um destes vai ser meu! :)
Resta-me decidir por um deles...........
Estou tão, mas tão entupida que nem que me assoe com toda a força e rebente um tímpano não consigo respirar normalmente... maldita constipação, irra!

Ando a mil.

Muito trabalho por aqui, mesmo, mesmo, muito, o que me faz correr todo o dia para conseguir manter-me fiel ao meu horário de saída das seis da tarde.
No segundo turno, ele é brincar enquanto a água corre para o banho, arrumar roupas, pôr a mesa, dar banho e jantar, miminhos e pô-lo a dormir. (vale-me o meu cozinheiro que me retira essa tarefa da lista ...)
O terceiro turno ainda dá para apanhar roupa, dobrá-la, tirar loiça da máquina, arrumar e enchê-la outra vez, preparar o biberão e dá-lo, ver o correio e, se ainda houver forças, esticar-me uns 10 minutos no sofá, convencer o papá a ver outro canal senão o AXN e as séries barulhentas, passar os olhos por um dos livros que ando a ler (o outro só leio nas sessões de fisioterapia) e quando subo as escadas já é quase de gatas....