sexta-feira, abril 24

Dos preparativos....

Há uns dias, na Paróquia do Bairro:
-Boa tarde, ligaram-me para vir levantar os papéis do Patriarcado que confirmam o baptizado do meu filho.
-Boa tarde, sim, estão aqui. Já tem o resto do processo?
-O resto do processo é tratado directamente na paróquia onde vai ser celebrado o baptismo, não é? Pelo menos foi assim que me informaram quando vim iniciar o processo...
-Ah, sabe... é que nós trabalhamos aqui na secretaria em regime de voluntariado e às vezes damos informações diferentes umas das outras...
-Dão?... mas não deviam dar, não acha? Aliás, quem me deu esta informação foi o Sr R. que é seminarista e que deverá informar correctamente sobre esses temas, ou não?
-Ah sim, sim, o Sr R. sabe das coisas. Se ele lhe disse que não é preciso tratar de nada aqui e que é tudo tratado na outra igreja, ele é que sabe, mas eu se fosse a si levava já os impressos preenchidos...
-Mas eu já levei os impressos, trouxe preenchidos e quando os vim entregar disseram-me que podia pô-los no lixo porque não serviam para nada; em que é que ficamos, afinal?...
-A sra faz como quiser, mas já que está aqui, porque é que não leva os impressos já preenchidos e depois se não for preciso deita fora, mas se for preciso, já os tem!!
-Ok, então diga-me do que é que precisa....
-O nome da menina....
-É um menino. Chama-se Vasco B.L.B.
-A naturalidade da menina...
-É um menino. Lisboa.
-Ai desculpe, é que atendi agora mesmo um casal que vai baptizar uma menina.... Lisboa sim, mas que freguesia?
-S. Domingos de Benfica.
-Essa é a freguesia onde a menina nasceu ou onde foi registada?
-É UM MENINO (com voz de poucos amigos...). Se me está a pedir a naturalidade do meu filho, é S. Domingos de Benfica. Se quer saber onde foi registado, foi em Oeiras.
-A sra é que sabe qual é a naturalidade da menin... ai, do menino, é que há muitas pessoas que se enganam e em vez de darem a naturalidade, dizem onde é que foi feito o registo. Por exemplo, eu tenho 2 filhos nascidos em sítios diferentes e foram registados em sítios também diferentes.
(Silêncio).
-Quer que repita? nasceu em S. Domingos de Benfica. Foi registado em Oeiras. O que é que quer saber? Naturalidade? Lisboa, freguesia de S. Domingos de Benfica.
-Tem a certeza?
-VAMOS LÁ VER UMA COISA: ESTÁ A PERGUNTAR-ME SE EU TENHO A CERTEZA ONDE É QUE O MEU FILHO NASCEU?
-Olhe, (isto dito ao mesmo tempo em que se levanta e rasga o impresso semi-preenchido) é melhor a sra tratar dos impressos lá na paróquia onde vai ser celebrado o baptismo porque nós aqui não nos entendemos...
-Boa tarde para si também.

Se me contassem este episódio eu não me tinha rido tanto quanto ri quando saí daquela secretaria. É inacreditável as coisas que se passam neste Portugal.
Histórias para os netos é o que é....

(sorriso)

1 comentário:

  1. Muito católico, de facto... nem sei para que baptizam as crianças!

    ResponderEliminar