sexta-feira, novembro 6

Chiliques e coisas dessas

Andei todo o dia numa ansiedade parva. Irritadiça. Nervosa. Sem me conseguir concentrar e com ziliões de coisas para fazer aqui no escritório. Os minutos pareciam que não passavam, mas quando dei por mim estava estacionada em frente à clínica. Vinte minutos antes da hora marcada. Na sala de espera, apenas senhoras. Muitas. De todas as idades. No balcão de inscrição avisaram-me logo que as consultas para a Dra. C. estavam mto atrasadas. Quanto? Conte pelo menos com meia hora. É a primeira vez? É, sim. Então aguarde ali na sala de espera que a chamem para a mamografia. Depois então a consulta e ecografia com a Dra. será mais tarde.
Sentei-me e esperei. E passou meia hora e lá chamaram por mim. Que entrasse numa portinha e me despisse da cintura para cima. Assim fiz. E fiquei num cubiculo à espera que me fossem buscar. É estranho estarmos numa espécie de vestiário, com espelho e tudo, mas onde a ansiedade não tem nada a ver com o ânimo que temos quando experimentamos roupa nova.... lá veio a técnica, nos seus vinte e tal anos, muito doce e atenciosa, já está? podemos iniciar o exame? é a primeira vez? não se preocupe que é rápido... Sim, é a primeira vez e estou muito ansiosa porque não sei para o que venho e ouvi muitas opiniões, umas que dói muito e outras que não dói nada... E sabe que eu sou daquelas falsas calmas. Aparentemente até parece que não é nada comigo, nem tenho o coração a bater depressa nem nada disso, mas a ansiedade toma conta de mim e posso ter um chilique a qualquer momento.... e não é que tive mesmo? E não é que enquanto a senhora fazia o exame (que a bem da verdade não me doeu absolutamente nada!) eu comecei a deixar de ver e a sentir a cabeça a andar à roda e a desfalecer...!? e vai de copo de água com açucar, e vai de banquinho... e aquilo passou e a consulta uma hora depois confirmou que está tudo bem e que não há motivos para chiliques. Mas é mais forte do que eu. Não consigo deixar de pensar e recordar um episódio muito mau que passou pela minha vida há 5 anos atrás, quando o médico mudou de cor quando abriu o resultado de um exame de rotina. "Oh Teresa, não estava nada à espera disto... não contava com este resultado..." e a partir daí foram semanas de angústia, daquelas em que nos passa verdadeiramente tudo pela cabeça, mudei de médico porque o que me seguia não andava nem para a frente nem para trás, repeti o exame, fui operada, tiraram-me 2cm do colo do útero e correu tudo bem, mas sempre que faço um exame médico, qualquer um, aqueles momentos vêm ao de cima da minha lembrança e não consigo controlar a ansiedade. Já passou. Hoje vamos jantar fora. É isso.

2 comentários:

  1. Já passou, Teresa.
    Acredita que todos nós passamos por momentos menos felizes... e esses momentos são mtas vezes responsáveis pelas nossas inseguranças...

    Mas pronto. Hoje é dia de jantar fora e carregar as baterias com mtosssss miminhos!

    Bom fds!

    ResponderEliminar