segunda-feira, fevereiro 7

Diário da Grávida # 9

Mas afinal o que é a TOXOPLASMOSE?

"A toxoplasmose é transmitida ao feto através do sangue.
Quando é contraída durante a gravidez pode provocar um aborto espontâneo ou o nascimento sem vida do bebé. Aproximadamente um de cada dez bebés nasce com uma infecção de toxoplasmose evidente. Alguns podem morrer poucos dias após nascer, enquanto os que sobrevivem podem nascer com infecções nos olhos, no fígado, e no baço. Outros ainda, podem ter pneumonia e apresentar icterícia (olhos e pele amareladas), ou sofrer doenças mais graves como o retardamento mental, paralisia cerebral, ataques de apoplexia, e outros transtornos sérios.
Uma mulher grávida pode tomar precauções que a ajude a reduzir a probabilidade de contrair a toxoplasmose.

Uma das primeiras providências é ter cuidado no contacto com gatos. Os gatos são os grandes hospedeiros do parasita que provoca a infecção e potenciais transmissores da doença.O gato infectado transmite a doença através das suas fezes. No entanto, se tomarem cuidados especiais, os gatos não representarão perigo algum. Tenha muito cuidado com a alimentação dos gatos.


O consumo de carne crua ou mal cozida, de aves, peixes, répteis e outros mamíferos, não é aconselhável porque pode hospedar o parasita da doença. Quando o gato come uma carne contaminada, contrai a doença. Os parasitas das suas fezes podem ser levados pelo vento e podem chegar a ser depositados em frutas, verduras e legumes. Por isso, a transmissão da toxoplasmose pode ser feita também pelo consumo de frutas, verduras, e legumes mal lavados. É aconselhável que antes de consumir estes alimentos, devemos lavá-los muito bem. Se tiver gato em casa, escolha uma alimentação com ração, e que o gato saia o menos possível da casa.

As mulheres grávidas devem evitar a limpeza das caixas onde depositam as fezes dos gatos, fazer trabalhos de jardinagem sem luvas, devem beber leite pasteurizado, e lavar bem as mãos ao manipular carnes e vegetais crus.

Esta infecção pode pôr em perigo a saúde do seu bebé.

O que acontece se eu apanhar toxoplasmose?

Os adultos habitualmente saudáveis não apresentam sintomatologia quando são infectados.
Os sintomas são raros, podendo assemelhar-se a gripe vulgar. No entanto se for infectada durante a gravidez, pode passar a infecção ao seu bebé. O bebé pode não desenvolver nenhuma doença, ou ficar seriamente doente afectando sobretudo o cérebro e os olhos.
Se foi infectada antes da gravidez, 6 a 9 meses antes, com o Toxoplasma gondii, vai tornar-se imune. A infecção não se tornará a reactivar durante a gravidez e por isso raramente existe risco para o bebé."


Correr riscos? Porquê?

Sem comentários:

Enviar um comentário