segunda-feira, fevereiro 14

E os irmãos, têm que ser amigos?

Chego à (triste) conclusão que não, que não têm.
Eu cá sinto pelo meu um misto de carinho e amor, um bocadinho em jeito maternal; talvez porque temos 10 anos de diferença. De qualquer forma, os nossos pais sempre nos incutiram a ideia de que os irmãos são amigos e protegem-se e defendem-se. E é isso que se verifica entre nós. Às vezes até demais, confesso. Nem sei muito bem o outro lado e já estou do lado dele. Mas pronto, eu tento corrigir e depois lá temos as nossas conversas de tentativas de correcção do que está "menos bem" na postura. Normalmente na postura dele.
Mas enfim. Isto é lá em casa.
Nos outros irmãos, o que eu noto, é que não há qualquer esforço nem tentativa de aproximação. Ah e tal não temos amigos comuns. Ah e tal, não temos coisas em comum. Ah e tal, os 3 anos que nos separam, separam-nos em tudo.
Não tem que ser assim. Mas também não tem que não ser.
E mais do que as distâncias ou a falta de confiança ou identificação, muitas vezes o que me choca, e conheço vários casos, infelizmente, é a indiferença que se instala entre irmãos. E verifica-se mais entre irmãos do mesmo sexo, o que à partida levava ao pensamento, errado, que irmãos do mesmo sexo são mais amigos.
Isto para dizer que, sendo um feijão ou uma feijoca, vou sempre incutir no Sr. Piolho e no/a pingente que aí vem, a ideia e o desejo de que os irmãos devem ser amigos, confidentes e cúmplices.
E vou lutar por isso até ao fim dos meus dias.
É isso.

2 comentários:

  1. Nem mais...os irmaos sao cmo pilares, é o que sinto pela minha

    ResponderEliminar
  2. olá teresa,
    concordo plenamente contigo! os meus irmãos são mesmo os meus melhores amigos, protege-mo-nos e defende-mo-nos sempre :) não vão ser os 3 nem os 12 anos de diferenças de idades que nos vão separar!
    na educação do duarte e do vasco faço tudo para que sigam esse exemplo, poderão contar sempre um com o outro...
    abraço grande

    ResponderEliminar