segunda-feira, abril 11

Da vida...

Hoje os meus pais passaram o dia entre o velório e o funeral de uma grande amiga. Ela lutava contra um cancro há já 8 anos. Parecia que finalmente a coisa ia, quando teve uma recaída, entrou em coma e morreu em 3 dias. Dizem eles que as filhas e o marido parecem 20 anos mais velhos. Todos eles. E não é de admirar. Uma cruz destas, anos e anos de sofrimento e este final repentino.
A filha mais velha já passou pelo pesadelo de, antes dos 40 anos, tirar o útero e um peito, pelo mesmo motivo da mãe. A mais nova, acredito, nem deve dormir antes dos exames de rastreio que faz todos os seis meses.
E valerá a pena fazer planos? Se depois vem uma put* duma doenças destas e nos leva, assim, sem mais, o nosso ente mais querido? E vale a pena organizar o futuro e pensar no dia de amanhã?!...
Não, definitivamente, não.
É um dia de cada vez, aproveitar cada minuto, rir muito, saborear todos os momentos, encher o peito de ar e ser, cada vez mais e o máximo que se puder, feliz...

2 comentários:

  1. Eu já digo isso há muito tempo!!! até já fui apelidada de louca e inconsciente mas a verdade é que a única coisa que temos é o aqui e agora, é o presente... o amanhã é e sempre será uma incógnita a todos os níveis.

    Quando se passa por más experiências percebemos que a vida tem mesmo um fim e que de um minuto para o outro tudo acaba. Eu aprendi isso há 4 anos. Desde esse dia que o meu lema de vida passou a ser enjoy life as much as you can!

    Guardar coisas para momentos especiais??? NÃO... sei lá se amanhã estou cá!

    Fazer grandes planos para o futuro? NÃO. Afinal quem nos garante que amanhã estamos cá?

    Guardar aquela garrafa de vinho para uma ocasião especial?... NÃO!... Afinal quem nos garante que vamos cá estar?... ou se futuramente vamos ter saúde para a beber?... o mais certo é que de tanto esperar o tal vinho acabe por azedar e quem o bebe é o cano.

    Todos os dias são uma dádiva. Acordar com saúde é uma dádiva. Não podemos deixar que a parte material da vida nos tolde a razão. Não é viver na anarquia, não é viver como se não houvesse amanhã mas é viver com alegria e sem pensar demasiado no futuro. Basta um terramoto e num segundo ficamos sem nada... é triste, mas a vida é mesmo assim.

    E outra regra é seguirmos sempre os nossos desejos, os nossos sonhos. O que os outros pensam não interessa mesmo nada.

    ResponderEliminar
  2. Eu também já passei por isso. Felizmente tudo correu bem, mas houve imensas lágrimas enquanto nada estava melhor.

    Mas ainda assim, acho que devemos ser fortes e continuar a nossa vida. Pode custar um pouco ao início, mas depois lá vamos conseguindo. Na minha opinião, acho que são estas coisas que nos tornam mais fortes.

    ResponderEliminar