terça-feira, setembro 13

Mitos e verdades sobre a amamentação


Toda a gente sabe que a Organização Mundial de Saúde recomenda, porque de facto é o melhor, a amamentação em exclusivo até aos 6 meses e como complemento até aos 2 anos de idade.

Pois sim. Se tudo corresse às mil maravilhas, a percentagem de mães que dão de mamar de certeza que subia...

Bom, passo a relatar no que à minha experiência pessoal diz respeito.

Dar de mamar é uma chatice.
Basicamente é isso.

A subida do leite, no caso da Margarida ao fim de dois dias porque ela é uma mamona, é a pior coisa em todo o processo do parto.
As dores das contracções são más, mas não tão más.
As dores do útero a ir ao sítio são péssimas, mas não tão péssimas.
As dores dos intestinos a irem ao lugar são um horror, mas não tão horríveis.

Aquela sensação de empedrenimento das ditas, um calor indescritível, os canais entupidos e a necessidade de retirar o excesso com uma bomba são sensações pelas quais espero não voltar a passar... a massagem que me fizeram para que não fizesse a tão temida mastite foi a coisa mais dolorosa que já senti. A enfermeira a massajar-me com creme hidratante e eu agarrada à cama, com as lágrimas a caírem-me pela cara abaixo com dores agonizantes.
O tamanho do peito triplica, de tal forma que tive que comprar novas camisas de noite e soutiens, desta feita 3 números acima do habitual.
Enfim, valeu-me a minha minhoca comilona que nunca deixou que a coisa piorasse e encaroçasse!

Já em casa e com o assunto regularizado, os mamilos estão constantemente sensíveis e, como ela me suga de 2 em 2h, o leite sobe e, mesmo se ela dormisse mais um bocadinho, eu não consigo descansar com as senhoras a rebentar pelas costuras em leite e quase que a acordo para que beba...
E sei que isto vai durar pelo menos 2 meses, até fazer o chamado "calo".

E a lingerie? Sim, maravilhosa! Com fechos para que as sodonas coisinhas possam dar as caras a qualquer altura e em qualquer lugar.
Tendo em conta o tamanho e o mau estar da falta de suporte, nos próximos tempos, até durante a noite partilho a cama com o soutien de amamentação.

E a roupa? Sempre com botões, de cima abaixo, para facilitar. Pelo menos um nº acima do habitual, pois claro! Meses a fio.

Resumidamente, e com a cadência com que ela come, não tenho feito praticamente mais nada que não andar de mama de fora, a contar as horas para a próxima refeição e a pôr creme nos mamilos para que não rachem.

E eles não vão rachar e ela há-de mamar muito tempo e ser tão saudável quanto o irmão, que mamou até aos 7 meses.
E o momento em que a tenho ali ao colo, a saciá-la, é mesmo bonito e aproxima, sem dúvida, a mamã ao bebé... e ela gosta tanto que sorri e olha para mim com uns olhos deliciosos! E acalma-a. Sempre. As cólicas, o mau estar, o sono. Resolve quase tudo.
Está sempre pronto e à temperatura certa. E é grátis. E não pressupõe biberãos fervidos.

É evidente que os benefícios são claramente mais e melhores do que as chatices, mas mais uma vez ponho-me de pé e digo, sem dúvida nenhuma, que não é pêra doce.

Para que saibam.





4 comentários:

  1. Agora percebo porque não querias falar no assunto...não foi pera doce, mas faz parte. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por este post, para mamã de primeira viagem, acho que precisava de ler isto :)

    Obrigada e coragem...

    Beijinhos nossos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Encontrei agora este blog e queria só dizer que acho de tirar o chapéu o facto de te manteres a dar de mamar mesmo com tantas chatices e tantas dores...
    O meu bebe tem 3 meses e meio e eu sou uma sortuda! Tirando a parte de ter doido nos primeiros 4 dias o utero a ir ao lugar, nunca tive mais problema nenhum... não me doi nada, ele sempre comeu de 4 em 4 horas, nunca teve cólicas, o peito a triplicar deixa não só a criança mas o pai mais felizes (lolol), e nc tive de levar massagens nas maminhas....

    Isto para dizer que realmente TODA A GENTE tem reações diferentes a dar de mamar. Eu dou graças a Deus de ter a melhor experiencia de sempre e não sei se para o proximo filho tenho tanta sorte haha

    Já ouvi historias como a tua e Já ouvi historias de cortar o coração... do pior...mas as que mais ouço são historias de desistência: 'tentei dar 3 dias mas não consegui, doía demais' - esta é a mais comum...

    Por isso... volto a dizer.... tiro o chapéu à insistência, tenho a certeza que a tua filha esta muito mais feliz assim :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei amamentar o meu 1º filho... tanto que só provou leite de vaca aos 20 meses... e agora com o Xavier ainda é mais fácil porque já não tenho angustia nem essas cenas que tinha do 1º... adoro! mas não somos todos iguais... o que interessa é resistir e ter força! bjos e continuação de muita vontade... que é preciso, lá isso é!

    ResponderEliminar