terça-feira, agosto 26

Inspé...quê?


Quando fomos de férias, em junho, um casal de franceses bateu-nos no carro. Não falavam uma palavra de inglês, muito menos de português, mas ainda assim conseguimos preencher a declaração amigável. Passaram alguns meses e hoje fui ter com o perito para ele ver os riscos e planear a entrega do carro na oficina.
Estava o homem a tirar fotografias e a ver os documentos do carro quando me pergunta: "E o papel da inspeção? Tem o papel da inspeção?"
Bom, digamos que o chão me desapareceu dos pés.
Inspeção?
Mas o carro é novo!
Só tem 4 anos!
Nem é meu!
Eu só alarguei o renting por mais uns meses porque não queria trocar em maio, que foi quando fez 4 anos.
Fez-quatro-anos-fez-quatro-anos.
Poooooois.
OHMEUDEUS!
E agora?
Respirei fundo e respondi:
"Ainda não fiz a inspeção. Sei que estou em falta, mas vou fazer muito em breve."
O homem parou de escrever, olhou para mim e disse: "Sabe que se for apanhada pela polícia podem apreender-lhe o carro e a multa são 250 euros?"
Engoli em seco e acenei com a cabeça, como quem diz, sim, sim, claro que sei! eu gosto de correr riscos...
Escusado será dizer que fui para o escritório a espreitar por cima do ombro se vinha por aí polícia e tratei de marcar a inspeção para a hora do almoço.
Diz que em agosto é assim; consegue-se marcar para o próprio dia.
Cheguei lá e não havia carros à frente.
Foi chegar e entrar.
Entrar, que é como quem diz, estacionar na primeira estação.
"Abra o capô, por favor."
O capôt.
Ora o capô abre-se... algures... por aqui... e eis que abri o depósito do gasóleo.
Depois lá achei a maldita alavanca que abre o capô.
"Mostre-me por favor o triângulo e o colete."
Ora bem, o colete e o triângulo devem estar na mala do carro.
Abro a mala e .... ele é carrinho de bebé, ele é chapéu da praia, ele é trolley dos brinquedos da praia, ele é conchas, pedras, areia aos montes, duas trotinetes, dois capacetes, joelheiras, cotoveleiras, eu sei lá mais o quê... o homem estava abismado!
Pus as mãos na cintura e disse: "Bom, deve estar tudo por aqui..."
O senhor chegou-se ao pé da porta da bagageira do carro e apontou para uma cena de plástico encarnada presa à própria porta: "O triângulo está aqui."
Menos um.
Então só falta o colete que eu sei que deve estar para aqui... e começo a tirar a tralha toda para fora do carro.
O inspetor {são inspetores???} levantou o braço e balbuciou qualquer coisa como "deixe estar... eu ofereço-lhe um colete..."
Pronto. Já chumbei, pensei.
Ainda assim, lá seguimos em frente: luzes, tubo de escape, travões, piscas, luzes de nevoeiro (também foi custoso achá-las, mas depois lá descobri...).
Resumindo, o carro passou sem qualquer chamada de atenção.
Ganhei um colete novo e tenho menos um assunto para tratar antes de me enfiar no avião.

(sorriso)



Sem comentários:

Enviar um comentário