quinta-feira, novembro 12

A minha mãe:

A minha mãe é a pessoa mais emotiva e de paixões que eu alguma vez conheci ou vou conhecer. É daquelas pessoas que "se não existisse, tinha que ser inventada...". Escorpiã de signo, dispara para todos os lados quando a mostarda lhe chega ao nariz, nunca levou "desaforo para casa" e roda a baiana por tudo e por nada. Mau (para não dizer péssimo) feitio de nascença, que tem refinado com a idade. Filha única de pais trintões, o que há 61 anos não era muito habitual. Mimada que só visto, se as coisas não correm como ela idealiza faz birra como as crianças. Há aliás muitas situações em que ficamos na dúvida quem é o mais infantil lá de casa: se ela ou se o neto. Ou ama ou odeia. Quando ama, é com todas as forças que tem no peito e ai de quem disser ou fizer mal aos dela... vira bicho! Protege, defende, torce, dá a vida. Pelo contrário, quando odeia, é rancorosa, não esquece e deseja o mal, com tudo o que isso implica. Sente as dores dos filhos e do marido mil vezes mais do que nós as sentimos. Quando a minha vida deu uma volta, daquelas más, ela andava angustiada, chorosa pelos cantos, preocupada, sem vida... só voltei a ver-lhe "aquele" brilho no olhar quando lhe anunciei que ia ser avó. E desde então nunca mais perdeu o cintilar nos olhos. Vive para o neto. Pouco mais importa. Do alto dos seus 61 anos, é agil e bem disposta como só ela! Dá gargalhadas e fala alto e a sala enche-se quando ela está presente! Não me imagino com uma mãe diferente. É a minha mãe. E eu adoro-a assim. Parabéns avó Rosa :)

2 comentários:

  1. Descreves-te a minha mãe! Também é escorpião :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Que linda!

    Não imaginas o quanto desejo que, um dia mais tarde, os meus filhos falem de mim com carinho. Não é fácil transmitir valores, educar, amar sem errar...

    (eu tenho algumas semelhanças com a tua mamã e acredita que há dias em que não gosto nada de ser como sou, preferia ser mais "branda"!...)

    ResponderEliminar